Podcast de Vendas do Diego Maia

O que o cliente diz e o que ele quer não são a mesma coisa | Diego Maia

Diego Maia Season 17 Episode 133

Use Left/Right to seek, Home/End to jump to start or end. Hold shift to jump forward or backward.

0:00 | 3:43

O cliente pede uma furadeira, mas pode estar buscando muito mais do que um furo na parede. Neste episódio do Podcast de Vendas do Diego Maia, Diego Maia mostra como necessidades comerciais possuem camadas funcionais, práticas e emocionais — e por que o vendedor médio costuma parar cedo demais.

A história de uma cliente que entrou em uma loja pedindo tinta branca ilustra o método. Ao perguntar para qual cômodo seria, a vendedora descobriu que o filho voltaria a morar com a mãe. A conversa deixou de ser apenas sobre tinta e passou a envolver iluminação, prateleiras e a criação de um ambiente adequado. A cliente comprou mais porque foi compreendida, não porque sofreu pressão.

Diego Maia sugere perguntar “para quê?” em diferentes níveis: para que o cliente quer aquilo, o que pretende alcançar e o que muda quando conseguir. As respostas ajudam a identificar a motivação emocional que sustenta a decisão e permitem recomendar uma solução mais completa e relevante.

Este episódio é útil para vendas consultivas, varejo, atendimento e diagnóstico de necessidades. Produtos resolvem funções; boas vendas ajudam pessoas a alcançar resultados, sensações e mudanças. Quem descobre a camada mais profunda deixa de vender apenas características e passa a criar valor.

#SouDeVendasComOrgulho. Não esqueça: onde tem venda, tem vida.

Sobre Diego Maia

Diego Maia é palestrante de vendas e uma das principais referências em vendas do Brasil. Autor de oito livros sobre vendas, entre eles 7 Princípios da Venda, é fundador da CDPV Companhia de Palestras, agência de palestrantes especializada em eventos corporativos, e do Grupo CDPV. Desde 2003, é presença constante em convenções de vendas com foco no desenvolvimento de equipes, treinamento de vendas e alta performance comercial — somando mais de 1.800 palestras realizadas e 500 mil profissionais treinados no Brasil e no exterior. Apresenta o Podcast de Vendas do Diego Maia, publicado diariamente desde 2009, sempre às 7h, com mais de 2.000 episódios. É editor do portal Vendedor Profissional e, desde 2011, lidera o movimento #SouDeVendasComOrgulho, pela valorização e profissionalização de quem vive de vendas no Brasil. Seu lema resume sua filosofia: “Onde tem venda, tem vida”.



Siga Diego Maia no Instagram clicando aqui.

SPEAKER_00

Agora com você, Diego Maia. Eu acho que você já ouviu que ninguém quer uma furadeira, quer um furo na parede. Muito bonito essas filosofias que existem no Instagram. Mas é incompleto. Porque ninguém quer um furo na parede também. O cara quer pendurar um quadro bonito, a foto do casamento, e ele não quer nem isso. Ele quer que a sala pareça uma casa. E calma, ainda não é isso. Ele quer que a mulher dele chegue e diga, nossa, isso ficou lindo aqui na sala. Percebe? Tem camada embaixo de camada. O vendedor iniciante vende furadeira. O vendedor mediano vende o furo que a furadeira faz. O vendedor raiz descobre o casamento. Pegou a camada? I vi isso ao vivo numa loja de material de construção. Uma senhora entrou pedindo tinta branca. Apenas isso. A vendedora, que parecia ser boa, pegou a tinta. Ela perguntou, É pra que cômodo? And a senhora respondeu, É o quarto do meu filho. Ele está voltando a morar comigo. Aquela segunda mágica deixou de ser uma venda de tinta, gente. A vendedora perguntou a idade do filho, o que ele gostava, se ia trabalhar in casa ali at home office, and a senhora saiu de lá com tinta, com iluminação, com uma prateleira. A senhora saiu feliz. Nunca gastou mais, mas porque foi entendida e pôde realizar algo melhor para aquela demanda que ela tinha. Aqui está a técnica, e isso é ridiculamente simples. Pergunta sempre pra quê três vezes? Pra que você, cliente, quer isso? Pra que isso serve? E o que muda quando você tiver isso? Vou repetir, hein? Pra que você quer? Pra que isso serve? E o que muda quando você tiver isso? Na terceira, você chega na camada emocional que está sempre por trás, reinando bastante nas vendas. É lá que a decisão de compra é tomada, nessa camada emocional. Sempre foi assim, até em vendas complexas. A razão por si só não assina, não assina, sabe? Quem assina é a emoção. Todo mundo diz que compra pelo racional. Todo mundo compra, na verdade, é pelo emocional e justifica com o racional depois. Todo mundo. Você inclusive. Se você vende pra pessoas e todo mundo vende pra pessoas, pergunte sempre três vezes essas questões. Mande esse episódio pra alguém que ainda tá lá no século passado vendendo furadeiras e que ainda não descobriu as camadas reais da venda. Todos os dias úteis tem episódio novo aqui do Podcast de Vendas pra você, sempre a partir das 7 da manhã. Eu sou o seu companheiro de jornada para te ajudar a vender mais e a vender melhor. Pega o link desse episódio e compartilha com os vendedores que você conhece. Ajudar as pessoas a enxergar algo diferente nas suas jornadas é algo que todos nós podemos e devemos fazer. Sou de vendas com orgulho. Onde tem venda tem vida, gente.